quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Corre que lá vem a "folia de Momo"

Em tempos de culto a imagem e de padrões estéticos cada dia mais exigentes, a proximidade do carnaval, festa de maior exibição do dotes físicos, traz à tona o dissenso sobre a real importância da atividade física na vida das pessoas. É fim de férias pra muitos, pra outros apenas fim do recesso, mas, estamos em pleno verão e exibir os corpos torna-se regra, nem todos tem o bom senso do que deve ou não está à mostra, mas, aí é outra história... Fato é que férias, verão, calor e muita pele a mostra faz muita gente querer se enquadrar um padrão que não é o seu pra satisfazer ao olhar alheio, lotando os shakes’ da vida e deixando de curtir prazeres simples como uma boa pizza na companhia de amigos...
Diferentes aspectos do comportamento humano podem ser identificados, desde o mimetismo da mente infantil que sente necessidade de repetir comportamentos pra sentir-se aceito, ao eterno insatisfeito, que mesmo pesando uns 10kg a menos do indicado acha eu deve perder ‘alguma coisinha’ pra ficar no corpo ideal, claro que há aqueles que realmente estão ‘ se cuidando’ sempre, que curtem mesmo os cuidados com o corpo e aqueles que querem correr atrás do prejuízo com dietas milagrosas e ‘maratonas’ de exercícios, ahh umas boas câimbras pra aprender rsrs... Não sei o quanto alguém acredita que vai perder de medidas ou ganhar em músculos nessas menos de três semanas que restam até a grande festa da folia, folia de momo apesar dos gordinhos não terem vez...
Tá todo mundo correndo pras academias, indo manhã e noite correr/andar/trotar (tem isso agora, podre!) no calçadão da orla, nos condomínios onde moram. Eu ando na contramão disso tudo. Acho patéticas frases do tipo “não é por estética, é uma questão de saúde”  estou ficando em forma pra mim, e não pros outros(e na verdade a criatura se exporia num pedestal se tivesse chance) e pior ainda “ vale qualquer sacrifício pra estar na ‘shape’ no carnaval”.
Primeiro se não é por estética e sim por saúde não tem pressa! Saúde é essencial pra beleza de modo geral, gordos e magros saudáveis tendem a ter uma ‘cutis iluminada’, cabelos brilhantes, sorriso no rosto e disposição! E quanto aos desesperados da ‘Imagem’, aquelas pessoas que dariam um rim pela bela e boa forma física, só daria um conselho - vai ler um bom livro porque no dia que a gravidade atingi-lo só a boa conversa vai lhe restar, e falar do quanto puxou de ferro, ou quantas horas corria, nadava e pedalava só vai atrair companhia por no máximo 1h... A verdade é que as pessoas realmente saudáveis são felizes, gordas, magras ou com um leve sobrepeso(meu caso)!
Acredito que pra mim seja fácil porque tenho até ordens médicas restritivas de exercícios (kkk...), pior que é sério, nada de musculação por causa das varizes, nada de exercício aeróbico de impacto por causa dos joelhos e nada de me esgotar fisicamente por conta das enxaquecas, e sempre que entro numa de ‘malhar’ é realmente por prazer, porque sou muito agitada e gastar energia me faz bem, me deixa mais tranqüila. Minhas paranóias com peso, com corpo não vão além do básico da mulher brasileira que quer perder 2 ou 3kg, até Dilma já confessou em rede nacional esse ‘excesso’ de peso.
Sempre vivi as voltas com a balança, já tomei remédio pra emagrecer, há um século fiz uma pequena lipo, mas, nada disso me satisfez, a grande solução pra minha ‘shape’ mudar de ‘fora de forma’ para ‘gordinha não, gostosa’ foi aceitação, minhas curvas são assim meio Niemeyer mesmo. Quando comecei a aceitar que meu padrão estético não me faz mal, que o que faz mal é ficar se oprimindo, deixar de tomar meu vinho, minha ‘sueca’, deixar de cozinhar pra receber meus amigos queridos, e claro degustar dos meus dotes culinários nessas reuniões prazerosas, isso sim me tira da forma. Lógico que estou sempre caminhando meus 6km diários, com a promessa de passar a correr em breve(rsrs), que me esforço pra dormir 8h por noite, mas tudo isso sem rigidez. Se não estou afim nem saio da cama cedo, se quero bater papo no msn com amigos que estão longe e virar a noite e só der pra dormir 4 ou 5h tudo bem também, o importante é manter o equilíbrio das atividades e realizá-las com prazer!
Não achem que estou fazendo apologia ao sedentarismo e má alimentação, apenas acredito que a importância de se cuidar, de manter um nível mínimo de qualidade de vida no tocante ao corpo físico não pode ultrapassar a qualidade de vida como um todo, defendendo que a qualidade de vida é prazer, eu acredito que o desempenho das atividades cotidianas e até mesmo da malhação pesada como forma de obtenção e manutenção desse ideal físico, seja natural, mas é natural desde que a pessoa esteja na sua sintonia, esteja fazendo por um prazer seu, e não pra ficar ‘na moda’!
Quanto aos meus quilinhos a mais, esse ano comprei biquínis lindos e maiores, shorts tamanho... Pensaram que eu diria rsrs e vestidinhos soltinhos e alegres, tenho certeza que vou arrasar no Rio, até mesmo porque até hoje mesmo com sobrepeso nunca fiquei sem companhia por causa disso, Como disse a protagonista de Comer, rezar e Amar “ até hoje nenhum homem correu quando eu tirei a roupa” e como diz minha amiga Cau “ sou uma gordinha charmosa!”
P.S. Não estou nessa sintonia mas admiro, respeito e dou o maior valor pra galera que tá lotando academia, correndo, fazendo dieta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário