quarta-feira, 14 de março de 2012

Pergunta de 1 milhão de dólares...

Essa semana a pergunta de 1 milhão de Dólares é: Porque é tão difícil se perdoar? Desde a missa de ontem que isso não me sai da cabeça, muito bem Senhor, perdoai 70 vezes 7(Não pensem que eu não já contabilizei, são 490 vezes, e tem gente que já extrapolou...) Muito bem, eu vou perdoar, mas será que num já perdôo?  Sou tão complacente... Com os outros porque comigo o grau de intolerância anda alto... A vida anda muito corrida pra todo mundo, não é privilégio meu não ter tempo, mas mesmo assim me culpo ao extremo quando não consigo dar conta dos compromissos, que já não encaixam na agenda por eu me sobrecarregar. Por toda parte há desvios no caminho, claro que as pessoas que tem mais foco e concentração conseguem seguir sem enveredar por eles, mas, não preciso gastar horas de terapia tentando compreender ou até mesmo tentar resolver, meu comportamento repetitivo de me deixar abstrair facilmente.
Não quero com isso dizer que minha atitude dispersa não seja um problema, porque é, mas, lutar contra ela está se tornando enfadonho e inútil. Também não se trata de auto-condescendência, é apenas uma conclusão simplificadora. Existem milhões, vejam bem ‘milhões’ de coisas pra eu me preocupar, se eu for focar meu comportamento, tentando corrigir um defeito, defeito esse que se liga a outros defeitos e também algumas qualidades, vou ficar sem ação, adoro aquela frase “Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro”, de Clarice, me refiro à escritora, pois, Clarice, minha amiga Cau, é o oposto – focada, objetiva, certíssima ela, e eu admiro muito, mas não sou assim. Claro que venho me esforçando pra ser mais objetiva, e pra evitar acumular coisas a fazer, mas, não é da noite pro dia que se muda... Pior quem não muda nunca!
A cobrança das pessoas pesa, mas, é meu dever viver de acordo com minha consciência e não da opinião alheia, portanto EU ME PERDÔO! Quem dera fossem apenas os compromissos da vida que nos fizessem sentir culpadas e carregar culpa por semanas, meses e até anos... Não me parece mais difícil que se perdoe o outro, sempre há uma boa razão pra perdoar, nem que seja bancar a superior, mas há. Porém quando estamos tomados pelo problema, seja a desavença pessoal ou profissional, estamos emocionalmente muito envolvidos pra perceber que o perdão e o esquecimento são armas que você usa pra se proteger e não pra agraciar o outro. Quando você perdoa, se liberta do problema e segue, quando não perdoa outro segue deixando o problema com você. Lembro-me de uma carta ou cartão (sei lá, tem mais de 20 anos) que uma prima mandou pro ‘ex’ onde se queixava do fim do relacionamento, ela escreveu em tom dramático “eu te perdôo as mentiras, mas, não perdôo por ter acreditado nelas” acreditem que até hoje não esqueço isso, tem coisa mais doida que se culpar até pelos erros alheios? Aff!
Ninguém precisa virar promotor de justiça, cuja função é apontar os erros alheios e cuidar pra sejam condenados aqueles de fato culpados, muito menos carregar pra si as culpas do mundo, mas não custa também separar as coisas, o que foi erro e é fato desculpável do que foi maldade, traição itens perdoáveis nas relações humanas!
Como tudo na vida a prática leva a perfeição, com o perdão não é diferente, ainda assim a pergunta persiste; porque é tão difícil perdoar a si mesmo? Acredito que seja muito difícil admitir que fracassou, seja ruim aceitar que foi preguiçoso, que não agiu corretamente, enfim É DIFÍCIL ERRAR, quer dizer, admitir o erro, porque errar é humano (!), e como diz lá a musica de Chris Martin Every step that you take, could be your biggest mistakee é isso mesmo, corremos o risco de errar sempre, importante é que o intuito seja acertar, e alguma hora a gente acerta. Não preciso tecer comentários da minha personalidade temperamental para dizer que às vezes me irrito com facilidade, porém não sou uma pessoa malograda, amarga, não tenho um pingo de modéstia em dizer que sou generosa, afetuosa e sincera sempre! Se digo que perdoei, perdoei k... não insista no assunto se não vira motivo pra outra briga (rsrs)
O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício. Martin Luther King
Pois bem, vamos todos tratar de perdoar as próprias falhas, tentar melhorar, partir pro reinício, porque de nada adianta remoer os erros passados, o que passou é passado, pra frente é que se anda, como diz a sabedoria popular “até um chute na bunda te empurra pra frente”. Na vida já existem muitos entraves, não seja você mesmo um problema a mais. Hoje acredito estar em busca de equilíbrio e quanto maiores forem os empecilhos, maior será minha fé! Nem que precise me mudar pros Capuchinhos rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário