sexta-feira, 9 de março de 2012

A importância das pessoas na nossa vida

Tudo começou com esse e-mail:
Olá!!!
"O destino une e separa as pessoas, mas, nenhuma força é tão grande para fazer esquecer pessoas, que por algum motivo um dia nos fizeram felizes".
Chega um momento na vida em que você sabe:
•    Quem é importante para você,
•    Quem nunca foi,*
•    Quem não é mais,
•    E quem o será sempre.
P.S. Acho que cheguei num ponto da vida que consigo perceber que de todos que passaram na minha vida não há ninguém que nunca foi importante! Há aqueles que passaram comigo o tempo que 'era pra ser' e outras pessoas que eram pra ser por muito tempo mesmo, talvez pra sempre, nunca se sabe. Toda pessoa que convivi nessa vida foram importantes pra mim num dado momento! Até mesmo as pessoas que são 'meio tapadas' e não entendem sua importância na minha vida, não perdem seu valor por isso!(Binha)
 
Aí como não sei reencaminhar uma mensagem sem expressar minha opinião a respeito escrevi o 'P.S.' Como na comunicação falada, minha escrita é assim, como posso definir... 'efusiva'! Não tinha como não observar, um item que diz que chega um momento que você sabe 'quem nunca foi importante na sua vida'... Pode não ser agora, mas foi, fez parte, ensinou algo, nem que tenha sido pra te mostrar que existe gente muito sacana nesse mundo! Mas deve ter tido lá seu valor...
Durante a semana algumas frases postadas nas redes sociais me chamaram a atenção por tratar disso, do ir e vir das pessoas nas relações, claro que tem de tudo, desde as mais desdenhosas como "Aquilo que não te acrescenta, em nada te fará falta.", as simplistas  que são fato, como 'Quem muito se ausenta, uma hora deixa de fazer falta!”até a singela e poética de Caio F. Abreu "Posso esquecer quem me deixou triste,mas não esqueço jamais de quem me fez feliz".
No Saia Justa da última quarta, Leo Jaime disse que aparentemente é assim: no Orkut as pessoas estavam deprimidas, solitárias, saudosas; no facebook todos estão 'extremamente' felizes, só tem coisas boas pra compartilhar; e no twitter estão furiosos, indignados ao mesmo tempo em que prosaicos falam das coisas mais banais do dia, até concordo com ele quanto à histeria da felicidade instantânea do mundo virtual, mas o fato é que na era das redes sociais tudo foi facilitado, acesso e distanciamento, pois as pessoas estão todas muito conectadas, basta um clique e você demonstra que tá acompanhando o crescimento daquela filha linda da amiga, que já tá andando, ou dos primos distantes que estão começando a formar a própria família. Mas também essa facilidade de acesso pode explicitar que alguns estão ausentes por opção! Há uma frase de G.B. Shaw no MSN de um 'conhecido' meu (será que já passou nosso probatório, e viramos amigos? rsrs), que diz assim “o silêncio é a mais perfeita expressão do desprezo" e assim se processa nesse mundo virtual onde estamos todos tão interligados, conectados, misturados. Se alguém nunca responde seus e-mails, nunca dá um oi sequer via face, twitter, sms, bbm... Voltando a importância das pessoas , não estou aqui pra discutir mídias sociais, nem etiqueta online.
Concordo que todos que passam e/ou passaram em nossas vidas têm valor. Às vezes me vejo lembrando de alguém que não lembrava há muito tempo. Pessoas que construíram uma história comigo, pessoas com quem tive uma afinidade por um tempo. Outras vezes uma pessoa que mal conhecemos já nos faz uma falta enorme. Infelizmente a maioria nos chega trazendo o aprendizado de forma dura e só poucos o aprendizado de forma amorosa. Gosto muito de uma frase que diz que se podemos aprender com os duros golpes da vida, também podemos aprender com os toques suaves da alma, e é isso! Os encontros na vida são toques na alma, quando encontramos aquela pessoa especial, novos amigos, ou mesmo quando nos relacionamos mesmo no trabalho estamos colocando nossa alma em contato com a do outro, e fazer desse encontro uma coisa boa, abençoada, depende mais de nós do que do próprio Deus.
Há uma citação de Gandhi, onde ele conclui mais ou menos que precisamos mesmo, acima de tudo para viver, ter paciência e tolerância, assim, saberemos receber e passar por todos os aprendizados compreendendo, vivenciando e absorvendo. Entendo que nosso maior erro é quando não aprendemos nada e obrigatoriamente plantamos a necessidade de repetir (engraçado falar nisso, justo agora que estou prestes a refazer um mestrado).
A cada um dos meus amigos, e alguns desafetos também (rsrs) gostaria de dizer que fico feliz que tenhamos nos encontrado e espero ter contribuído de forma positiva neste encontro. A importância que damos às pessoas tem a ver com o retorno que receberemos, não necessariamente em igual proporção, porque as pessoas não amam do mesmo modo, as pessoas não odeiam do mesmo jeito! Tem quem ame em silêncio como quem ouve uma sintonia... Tem quem ama colocando num outdoor! Tem quem detesta, mas, tolera, ignora e só, mas também tem aqueles que quando num gostam... Aff, implicam, perseguem, difamam, confrontam, enfim infernizam! Nessa vida aprendemos que só podemos nos responsabilizar pelo que sentimos, fazemos e dizemos, como os outros reagem... Está fora do nosso controle. Portanto, é preciso ter carinho pelas pessoas que passam na nossa vida, amá-las sem amarras, entendê-las se possível, apoiá-las, mas, acima de tudo respeitar cada pessoa que cruza nosso caminho, porque, nenhum deles é menos importante, porque recebemos sempre aquilo que era necessário, porque de alguma forma nós plantamos. No carnaval, nas horas solitárias de viagem (como se eu ficasse sozinha muito tempo... Sem puxar ou dar conversa pra alguém rsrs) refleti muito sobre isso e posso afirmar de todos que passaram na minha vida não há ninguém que nunca foi importante! Parafraseando Renato Russo (amo!) "não tenho tempo de odiar ninguém, vivo muito ocupada amando quem me ama, quem eu quero bem..."

Um comentário:

  1. Binha,
    Você é uma AMIGA IMPORTANTE para mim!!!
    Me divirto com suas histórias e seu olhar de lupa nos detalhes de pequenas situações porque você é assim INTENSAAAAAAAAAAAAA DEMAIS!
    Adorei seu blog e seu texto.
    bjs!!!
    Patrícia Angeiras

    ResponderExcluir